A Exportadora Guaxupé se orgulha de ser uma família dedicada ao negócio café. A história do grupo começa muito antes de sua data oficial de fundação em 1970, com o pioneirismo do Sr. Olavo Barbosa. Natural da cidade de Guaxupé, Minas Gerais, foi o Sr. Olavo quem iniciou as atividades do grupo. Filho de fazendeiro, que produzia café e leite, ele começou a trabalhar cedo, aos 16 anos, na filial da Companhia Brasileira de Café do Grupo Moreira Salles, em 1939. De ajudante de limpeza, ele passou à preparação dos cafés e chegou a gerente interino em 1947, cargo que ocuparia até 1951, quando o Moreira Salles decidiu encerrar os negócios de café do grupo. Com as filiais da empresa à venda, Olavo Barbosa decide comprar seu primeiro armazém, o Armazém de Guaxupé, com capacidade para 7.000 sacas de café.

A Exportadora Guaxupé foi fundada em 1970, quando Sr. Olavo Barbosa decide aumentar a capacidade de armazenagem de café para expandir as operações. O segundo armazém foi comprado em 1972 e a construção de outros seguiriam, em 1973, 74 e 76. O primeiro embarque de café foi feito em 11 de julho de 1979, um lote de 2.500 sacas enviado para o Canadá. Nesta época, também foi inaugurada a filial de Santos.

Desde então, a empresa nunca parou de crescer. Hoje, mais de 30 anos após sua fundação, a Exportadora Guaxupé exporta, em média, 800.000 sacas de café anuais para clientes em 27 países, de todos os continentes.

 

Estatísticas no Produtor Informado